COVID-19: EFEITOS NEUROLÓGICOS E NA SAÚDE MENTAL

Verificações do cérebro

Estudos recentes mostram evidências de alterações neurológicas relacionadas ao vírus da Covid-19.

Sintomas neurológicos comuns da infecção por Covid-19 incluem disfunções no olfato e paladar, dores musculares, dor de cabeça, alteração do estado mental, confusão, delírio e tontura.

 

São sintomas neurológicos que causam maior preocupação: derrame, trombose, convulsão, meningoencefalite, síndrome de Guillain-Barré, síndrome de Miller Fisher, mielite aguda e encefalopatia.

Há evidências de que as pessoas que estão em recuperação da doença podem apresentar alterações cognitivas, comportamentais e/ou emocionais. Uma das características da forma grave da Covid-19 é a síndrome da angústia respiratória aguda (SDRA), uma insuficiência respiratória que compromete a oxigenação dos órgãos, inclusive do cérebro. Nessa situação, a pessoa precisa ser submetida à ventilação mecânica com o uso de respiradores. Pessoas que tiveram a síndrome respiratória podem apresentar, após melhora do quadro da doença, comprometimento cognitivo como perda de memória e/ou problemas de atenção, concentração, execução de tarefas.

Alterações de humor, confusão e mudanças no estado de consciência e consequentemente das funções cognitivas são também sintomas importantes relacionados com a forma grave da doença. Pessoas que tiveram a Covid, mas que não foram hospitalizadas, podem também apresentar alterações de humor, fadiga e ansiedade.

É essencial que esses sintomas sejam identificados precocemente para que possam ser tratados o mais rapidamente possível.

Adotar uma dieta balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não usar drogas, dosar a quantidade de horas à frente da televisão ou do computador, exercitar-se regularmente, praticar exercícios de relaxamento são algumas das medidas que contribuem para a saúde física e mental em momentos tão difíceis como os atuais. O tratamento de qualquer doença associada ao Covid deve ser feito junto a um profissional qualificado.