Dra. Alina Landi
médica psiquiatra
COMPROMETIMENTO COGNITIVO GRAVE (DEMÊNCIAS) 1
No Comprometimento Cognitivo Grave (demências), o declínio da cognição é bem mais acentuado e os sintomas presentes no Comprometimento Cognitivo Leve apresentam-se mais marcados. Tanto o Comprometimento Cognitivo Leve como o Grave pode se apresentar com intensidade leve, moderada ou grave.
Uma característica do Comprometimento Cognitivo é a presença de delirium, um estado confusional agudo. Tal estado é uma alteração cognitiva com início agudo, curso flutuante, distúrbios da consciência, da atenção, da orientação, da memória, do pensamento, da percepção e do comportamento.
As causas do Comprometimento Cognitivo Leve ou Grave podem ser por:
-
doença de Alzheimer,
-
doenças vasculares,
-
doença de Parkinson,
-
lesão cerebral,
-
infecção por HIV cerebral,
-
doença de Huntington,
-
indução por medicamentos ou substâncias, entre outras.
Para distinguir um tipo de demência de outro, é preciso verificar o histórico do paciente, a pré-existência de doenças crônicas, os antecedentes familiares, além da análise dos exames clínicos e de imagem.
Doença de Alzheimer
Não se sabe ao certo a causa da Doença de Alzheimer, mas sabe-se que as pessoas afetadas, em geral idosas, apresentam lesões características no cérebro. As placas senis são resultado de depósito de certa proteína no cérebro. O volume cerebral também diminui e há morte de células nervosas. Embora incurável, a doença deve ser tratada para melhorar a qualidade de vida da pessoa. Essa doença corresponde a mais de 50% dos casos de demência.
O tratamento envolve medicações e orientação de familiares e cuidadores.
Sintomas da Doença de Alzheimer
-
perda progressiva da memória;
-
desorientação;
-
dificuldades na linguagem;
-
confusão;
-
perda de atenção;
-
alterações de humor;
-
incapacidade para cuidar de si.